BLOG EDUCACIONAL

Escola CAIC

06 de julho de 2025

As expectativas dos estudantes do CAIC depois da visita no ExpoCotuca

No dia 25 de julho, estudantes e docentes dos 9º anos do CAIC foram ao EXPOCotuca, a exposição de alguns dos cursos do Colégio Técnico de Campinas. O Colégio é estatal, público e gratuito, vinculado à UNICAMP, Universidade de Campinas.

O Cotuca oferece cursos integrados gratuitos nas seguintes áreas: Alimentos, Informática, Enfermagem, Mecatrônica e Eletroeletrônica. Podem se inscrever para esses cursos, candidatos que pretendem cursar o ensino médio e técnico concomitantemente no Cotuca. Foram responsáveis por acompanhar os estudantes na visita os professores Luís, Monique, Vanessa e Paulo.




Anualmente, uma média de 15% e 20% das alunas e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II da Escola são aprovadas nos cursos técnicos públicos da região metropolitana de Campinas. Em 2024, foram aprovadas oito, sendo três no Cotuca, para os cursos de Mecatrônica e Enfermagem.

Em 2025, as inscrições estão abertas entre os dias 01/07 e 21/08 pelo site: https://exame.cotuca.unicamp.br/

Ao chegarem na escola, sob a orientação dos professores (a) Monique, José Francisco, Deywison e Blendon, as alunas e alunos relataram suas impressões da visita.

Abaixo, trechos de alguns relatos da participação no ExpoCotuca:




... cada um de nós descobriu o que queremos fazer depois de sair do CAIC.

Informática: um dos cursos que nós visitamos e aprendemos a desenvolver um sistema de um jogo que fazia uma tartaruga apostar corrida e isso é algo impressionante. A partir daí, vimos que no Cotuca tem uma estrutura enorme e muito boa.

Mecatrônica: um dos melhores cursos, na minha opinião. Lá aprendemos a programar uma rampa, que fazia descer e subir carros e também diversas outras coisas. Ter ido para a EXPOCotuca abriu minha mente. Passar na prova vai ser uma das melhores oportunidades da minha vida. Foi muito bom ter ido lá. Vimos muita coisa, aprendemos muito e esperamos voltar lá de novo.

Ruan, 9º B.




“... lá no Cotuca tinha várias oficinas, mas só podíamos conhecer duas. Eu escolhi Enfermagem e Alimentos. Eu queria fazer Enfermagem, mas não tinha certeza se era isso que eu queria e esse passeio foi importante porque eu vi que Enfermagem não é para mim. Com isso, eu vi que eu quero prestar Alimentos e vou estudar muito para conseguir passar e vou me esforçar mais...”

Beatriz, 9º B.


“... eu escolhi primeiro Eletrônica que foi muito da hora. Na primeira parte, nós vimos uma apresentação de motores elétricos, por onde passam eletricidade para ascender a luz de LED (...) depois fomos para a próxima sala, que falava sobre placas de controle e como nós achamos esse material no nosso dia-a-dia, como o temporizador para a luz nas luzes de natal e no semáforo (...)".

Miguel Waldemarin, 9º A.


“... tivemos uma nova visão dos cursos e do que pretendemos tentar prestar. No de informática, vimos programação (...) teve até corrida de tartarugas. Eu amei! ...”.

Giovanna, 9º B.


“Na oficina de Alimentos, eu aprendi como higienizar os alimentos de forma correta, sobre o nosso paladar, sobre a fermentação do pão aprendi muito.

Informática: fizemos uma tartaruguinha virtual. Gostei também, mas gostei mais da oficina de alimentos. ”

Kamilla, 9º B.


“... antes, eu não fazia ideia sobre como realmente eram os cursos e esta visita me fez entender melhor como funciona os estudos em um colégio técnico com mais estrutura. Depois da visita, logo mudei de ideia sobre o curso que eu pensava em fazer e estou cogitando outra área que me interessa muito mais.”

Sabrina, 9º B.


 “... no curso de alimentos, aprendi a armazenar alimentos com o limão, que alguns alimentos dão para sentir gosto só com o cheiro e etc. (...)”

Lorena, 9º B.


A EMEFEI Professor Zeferino Vaz, enquanto escola pública, tem um papel fundamental no ingresso de seus estudantes no Cotuca e em outros colégios técnicos públicos.


Neste espaço, apresentamos aos alunos outras alternativas de escolas de Ensino Médio, além daquelas em que seriam automaticamente matriculados ao final do ano letivo. Isso inclui a realização de visitas a instituições como o EXPOCotuca, o Bentotec e o "Bentão de Portas Abertas".


Além disso, a escola pode organizar momentos específicos para que os estudantes formem grupos de estudo, com orientação docente, visando a preparação para os vestibulinhos. Nos anos anteriores, isso ocorreu durante o horário de TDI de alguns professores e garantiu os bons resultados que o CAIC costuma demonstrar anualmente.

Escrito por Professora Vanessa Petruz, Professor Paulo Érico e alunas e alunos dos nonos anos.

Orientação de Paulo Erico Pontes Cardoso

Deixe-nos sua opinião sobre o artigo.